Sensibilidade, criatividade e determinação são três características básicas para a realização de qualquer trabalho criativo. Não é por nenhuma coincidência que esta mesma lógica se aplica a base de quaisquer relacionamentos. Os dois são praticamente a mesma coisa. Explico.
Uma criação, em uma definição primária, nada mais é que o rearranjo de elementos pré-existentes sob uma nova forma. Os relacionamentos obedecem a mesma lógica: quando nos relacionamos com o outro, nos encontramos sob uma nova forma. A relação entre duas ou mais pessoas sempre consiste numa nova criação de si mesmo e também numa nova relação consigo mesmo. Nos dissolvemos na relação abandonando nossas formas sólidas e solitárias e criando um novo “eu”. O trabalho criativo, a produção intelectual e cultural, obedece a mesma lógica, só que internamente: o produto criativo que realizamos nada mais é que uma relação entre duas ou mais idéias pré-existentes e que, a partir desse produto realizado, estabelecemos uma nova relação com o mundo.
Dessa forma, a cada nova pessoa que conhecemos e a cada vez que desenvolvemos novas relações, temos a oportunidade de recriar todo o nosso universo de significações que possuímos e mudar toda nossa vida. Imagine essa mesma potencialidade numa empresa como a G30, que lida com a responsabilidade social de trabalhar com alguns dos maiores públicos de consumidores e grupos empresariais de uma das maiores capitais do país? A capacidade transformadora no cotidiano destas pessoas é imensa.
Entretanto, é necessário sensibilidade, criatividade e determinação para que isso ocorra. Sensibilidade para perceber nas menores oportunidades e nas conversas mais simples as melhores idéias e os menores problemas. Criatividade para que se consiga rearranjar todos esses elementos sem que nada se perca, mas que se transforme. E determinação, para que isso se prolongue exponencialmente com uma força cada vez maior.
Desenvolver novas relações com essas características para mim, não é somente um dever ético, como também é o prazer que encontro diariamente nas mínimas conversas. Trabalhar para uma empresa como essa, para mim não seria somente “trabalho”, mas com toda certeza uma nova forma de se viver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário